ONDE ESTAVA DANIEL QUANDO SEUS AMIGOS FORAM JOGADOS NA FORNALHA ARDENTE?

Essa é uma pergunta que a grande maioria dos leitores da Bíblia se fez, existem várias teorias uns dizem que estava viajando, outros que estava doente, há ainda os que dizem que ele se curvou, porém a conclusão que quase todos chegam é que só saberemos no céu, mas a verdade é que a própria Bíblia nos responde.


"Assim o rei colocou Daniel num alto cargo e o cobriu de presentes. Ele o designou governante de toda a província da Babilônia e o encarregou de todos os sábio da província. Além disso, a pedido de Daniel, o rei nomeou Sadraque, Mesaque e Abede Nego administradores da província, enquanto que o próprio Daniel permanecia na corte do rei." Daniel 2:48-49

Os 3 amigos de Daniel a seu pedido se tornaram administradores da província, assim morava junto ao
povo, porém Daniel morava no palácio junto ao rei, sendo assim quando os instrumentos tocavam Ananias, Misael e Azarias (os nomes judaicos dos jovens) estavam no meio do povo e Daniel estava no palácio.

"O rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro de vinte e sete metros de altura e setenta centímetros de largura; e a ergueu na planície de Dura, na província de Babilônia.Depois convocou os sátrapas, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os magistrados, e todas as autoridades das províncias, para assistirem à dedicação da imagem que mandara erguer.
Assim todos eles, os sátrapas, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os magistrados, e todos os oficiais das províncias, se reuniram para a dedicação da imagem que o rei Nabucodonosor mandara erguer; e ficavam em pé diante dela." Daniel 3:1-3

Aqui vemos a ordem, veja o que aconteceu

"Ora, nesse tempo se chegaram alguns homens caldeus, e acusaram os judeus. E disseram ao rei Nabucodonosor: Ó rei, vive eternamente. Tu, ó rei, fizeste um decreto, pelo qual todo homem que ouvisse o som da trombeta, da flauta, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, se prostraria e adoraria a estátua de ouro; e qualquer que não se prostrasse e adorasse seria lançado numa fornalha de fogo ardente. Há uns homens judeus, que tu constituíste sobre os negócios da província de Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste. Então Nabucodonosor, na sua ira e fúria, mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abednego. Logo estes homens foram trazidos perante o rei. Falou Nabucodonosor, e lhes disse: E verdade, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei? Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro duma fornalha de fogo ardente; e quem é esse deus que vos poderá livrar das minhas mãos?"

O fim da história você já sabe, mais fica a pergunta e Daniel? não estava doente e mesmo que estivesse seria obrigado a ir, não estava viajando pois é claro que o rei marcou esse evento com bastante antecedência para que todos se preparassem, enfim esqueça esse história que o rei o liberou caso ele tivesse no meio do povo e não se prostrasse ele seria jogado quer um bom argumento?

Repare que a ordem do rei era que se alguém não obedecesse a ordem seria jogado imediatamente na fornalha ardente, mas perceba que o rei deu uma nova chance aos 3 homem pois sabia que eles eram excelentes administradores e importantes conselheiros seria trágico perde-los, porém quando os mesmos se negaram a adorar a estátua o rei com muita raiva ordenou que a fornalha fosse aquecida 7 vezes mais e os atirou.

Perceba que para o rei não importava a posição, qualquer um seria jogado na fornalha se desobedecesse inclusive Daniel, mas afinal onde ele estava, bem simples ao lado do rei.

Lembra do que falei no começo, os 3 amigos de Daniel ficavam no meio do povo e Daniel no palácio, devido a sua altíssima posição ele não ficou no meio e sim junto ao rei, lembra do que falei no começo
os 3 amigos de Daniel vivia junto ao povo, mas Daniel junto ao rei, assim não seria cobrado sua prostração.

Existe ainda a forte possibilidade do rei não ter ido ao local, veja por ser em uma planície estando o rei em um local privilegiado veria perfeitamente quem não se prostrasse, mas um grupo de pessoa o avisou, além disso é pouco provável que exista uma fornalha no meio de um campo é provável que o fato ocorreu dentro do palácio.

Enfim o importante é que esses 4 jovens nos deram um grande exemplo, sejamos fieis assim como eles foram.

26 comentários:

  1. excelente comentário.
    Me ajudou muito.
    Deus te abênçoe irmão.

    ResponderExcluir
  2. excelente comentário.
    Me ajudou muito.
    Deus te abênçoe irmão.

    ResponderExcluir
  3. Gloria a Deus!
    a Biblia explicando
    a Biblia.

    ResponderExcluir
  4. Muito me ajudou a minhas dúvidas essas explicações bíblicas Amém.

    ResponderExcluir
  5. Muito me ajudou a minhas dúvidas essas explicações bíblicas Amém.

    ResponderExcluir
  6. Muito excelente, a explicação esta clara, ajudou muito. Obrigado e muitas bençãos.

    ResponderExcluir
  7. bartolomeu oliveira lima muito bom este comentario muito me ajudou que deus abençoe

    ResponderExcluir
  8. bartolomeu oliveira lima muito bom este comentario muito me ajudou que deus abençoe

    ResponderExcluir
  9. bartolomeu oliveira lima muito bom este comentario muito me ajudou que deus abençoe

    ResponderExcluir
  10. bartolomeu oliveira lima muito bom este comentario muito me ajudou que deus abençoe

    ResponderExcluir
  11. Me esclareceu muito. Obrigada, que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o comentário, consegui entender.

    ResponderExcluir
  13. Eu nao entendi porque Daniel nao estava junto com seus amigos no momento que eles foram jogados na fornalha.

    ResponderExcluir
  14. muito bom esse estudo estava com esta dúvida tbm.mas acredito sim que Deniel estava no Palácio e não foi necessário que ele se prostrasse já que estava com o rei.Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  15. Gostei do estudo Deus usa sempre alguém pra mudar que precisa

    ResponderExcluir
  16. Gostei da explicação!faz todo sentido,
    Além do que Deus proporcionou aos seus servos fazerem que o nome de Deus foce glorificado! Assim como já tinha sido através de Daniel.

    ResponderExcluir
  17. NÃO entendi porque 70 centímetros de largura se cada covado é em torno de 45 centimetros se era 6 covados seria em torno de 2.70

    ResponderExcluir
  18. Amém! Deus o abençoe pelo cometário foi de grande valia para mim.

    ResponderExcluir
  19. Poderia ser mais clara a explicação.

    ResponderExcluir
  20. Creio eu que tem mais sentido , interpretar desta maneira!

    ResponderExcluir
  21. A paz do Senhor Jesus amados irmãos, provavelmente a resposta se encontra em Dn 3.3, o texto é claro ao afirmar que “os governadores estavam em pé diante da imagem”, e até onde sabemos, de acordo com o texto, Daniel era o governador da província da Babilônia, onde levantaram a imagem.

    ResponderExcluir
  22. Agora pergunto: onde estavam os amigos de Daniel quando ele foi jogado na cova dos leões?

    ResponderExcluir
  23. Daniel era uma espécie de "vice presidente" ou grão vizir, vice rei, a mesma posição que José recebeu no Egito. Portanto a ordem não se aplicava a ele.

    ResponderExcluir