ONDE ESTAVA DANIEL QUANDO SEUS AMIGOS FORAM JOGADOS NA FORNALHA ARDENTE?

Essa é uma pergunta que a grande maioria dos leitores da Bíblia se fez, existem várias teorias uns dizem que estava viajando, outros que estava doente, há ainda os que dizem que ele se curvou, porém a conclusão que quase todos chegam é que só saberemos no céu, mas a verdade é que a própria Bíblia nos responde.


"Assim o rei colocou Daniel num alto cargo e o cobriu de presentes. Ele o designou governante de toda a província da Babilônia e o encarregou de todos os sábio da província. Além disso, a pedido de Daniel, o rei nomeou Sadraque, Mesaque e Abede Nego administradores da província, enquanto que o próprio Daniel permanecia na corte do rei." Daniel 2:48-49

Os 3 amigos de Daniel a seu pedido se tornaram administradores da província, assim morava junto ao
povo, porém Daniel morava no palácio junto ao rei, sendo assim quando os instrumentos tocavam Ananias, Misael e Azarias (os nomes judaicos dos jovens) estavam no meio do povo e Daniel estava no palácio.

"O rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro de vinte e sete metros de altura e setenta centímetros de largura; e a ergueu na planície de Dura, na província de Babilônia.Depois convocou os sátrapas, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os magistrados, e todas as autoridades das províncias, para assistirem à dedicação da imagem que mandara erguer.
Assim todos eles, os sátrapas, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os magistrados, e todos os oficiais das províncias, se reuniram para a dedicação da imagem que o rei Nabucodonosor mandara erguer; e ficavam em pé diante dela." Daniel 3:1-3

Aqui vemos a ordem, veja o que aconteceu

"Ora, nesse tempo se chegaram alguns homens caldeus, e acusaram os judeus. E disseram ao rei Nabucodonosor: Ó rei, vive eternamente. Tu, ó rei, fizeste um decreto, pelo qual todo homem que ouvisse o som da trombeta, da flauta, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, se prostraria e adoraria a estátua de ouro; e qualquer que não se prostrasse e adorasse seria lançado numa fornalha de fogo ardente. Há uns homens judeus, que tu constituíste sobre os negócios da província de Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste. Então Nabucodonosor, na sua ira e fúria, mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abednego. Logo estes homens foram trazidos perante o rei. Falou Nabucodonosor, e lhes disse: E verdade, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei? Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro duma fornalha de fogo ardente; e quem é esse deus que vos poderá livrar das minhas mãos?"

O fim da história você já sabe, mais fica a pergunta e Daniel? não estava doente e mesmo que estivesse seria obrigado a ir, não estava viajando pois é claro que o rei marcou esse evento com bastante antecedência para que todos se preparassem, enfim esqueça esse história que o rei o liberou caso ele tivesse no meio do povo e não se prostrasse ele seria jogado quer um bom argumento?

Repare que a ordem do rei era que se alguém não obedecesse a ordem seria jogado imediatamente na fornalha ardente, mas perceba que o rei deu uma nova chance aos 3 homem pois sabia que eles eram excelentes administradores e importantes conselheiros seria trágico perde-los, porém quando os mesmos se negaram a adorar a estátua o rei com muita raiva ordenou que a fornalha fosse aquecida 7 vezes mais e os atirou.

Perceba que para o rei não importava a posição, qualquer um seria jogado na fornalha se desobedecesse inclusive Daniel, mas afinal onde ele estava, bem simples ao lado do rei.

Lembra do que falei no começo, os 3 amigos de Daniel ficavam no meio do povo e Daniel no palácio, devido a sua altíssima posição ele não ficou no meio e sim junto ao rei, lembra do que falei no começo
os 3 amigos de Daniel vivia junto ao povo, mas Daniel junto ao rei, assim não seria cobrado sua prostração.

Existe ainda a forte possibilidade do rei não ter ido ao local, veja por ser em uma planície estando o rei em um local privilegiado veria perfeitamente quem não se prostrasse, mas um grupo de pessoa o avisou, além disso é pouco provável que exista uma fornalha no meio de um campo é provável que o fato ocorreu dentro do palácio.

Enfim o importante é que esses 4 jovens nos deram um grande exemplo, sejamos fieis assim como eles foram.

7 comentários:

  1. excelente comentário.
    Me ajudou muito.
    Deus te abênçoe irmão.

    ResponderExcluir
  2. excelente comentário.
    Me ajudou muito.
    Deus te abênçoe irmão.

    ResponderExcluir
  3. Gloria a Deus!
    a Biblia explicando
    a Biblia.

    ResponderExcluir
  4. Muito me ajudou a minhas dúvidas essas explicações bíblicas Amém.

    ResponderExcluir
  5. Muito me ajudou a minhas dúvidas essas explicações bíblicas Amém.

    ResponderExcluir
  6. Muito excelente, a explicação esta clara, ajudou muito. Obrigado e muitas bençãos.

    ResponderExcluir