ROMANOS 2

Olá! Dando prosseguimento a nossa série veremos hoje o capítulo 2.



No capítulo anterior Paulo critica os gentios e suas praticas pecaminosas, já nesse capítulo ele criticará os judeus, pois julgam os gentios mas agem da mesma forma, Paulo era realmente muito sábio, todos sabem que todo judeus adora quando alguém fala mal de um gentio, começando sua carta assim ele ganha a confiança dos leitores para depois dar a mensagem que precisa.

"Portanto, você, que julga os outros é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas. Sabemos que o juízo de Deus contra os que praticam tais coisas é conforme a verdade. Assim, quando você, um simples homem, os julga, mas pratica as mesmas coisas, pensa que escapará do juízo de Deus? Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento? Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento. Deus 'retribuirá a cada um conforme o seu procedimento'. Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade. Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça."

Jesus já havia dito que quem julgasse seria julgado, Paulo confirma essa ideia e desmente a ideia de que se um gentio cometesse um pecado seria condenado, mas um judeu cometesse o mesmo pecado poderia ser perdoado, ele é claro e direto ao dizer que o julgamento de Deus será contra todos, independente da raça, que praticarem iniquidades.

"Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego; mas glória, honra e paz para todo o que pratica o bem: primeiro para o judeu, depois para o grego. Pois em Deus não há parcialidade."

Aqui mais uma vez Paulo enfatiza a ideia que para Deus não há acepção de pessoa, todos serão honrados ou atribulados por seus atos não importando se é judeu ou gentio, aliás a tribulação de um judeu será ainda maior, pois o mesmo teve muito mais conhecimento e oportunidade de arrependimento e conversão do que um gentio.

"Todo aquele que pecar sem a Lei, sem a Lei também perecerá, e todo aquele que pecar sob a Lei, pela Lei será julgado. Porque não são os que ouvem a Lei que são justos aos olhos de Deus; mas os que obedecem à Lei, estes serão declarados justos. (De fato, quando os gentios, que não têm a Lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a Lei; pois mostram que as exigências da Lei estão gravadas em seu coração. Disso dão testemunho também a sua consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os.) Isso tudo se verá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme o declara o meu evangelho." 

Aqui encontramos o primeiro texto difícil (veremos muitos ainda) muito aqui interpretam que Paulo está a favor da lei e outros que ele está contra, na verdade o assunto aqui em questão não é se lei é válida ou não, para entendermos melhor o significado desse texto precisamos substituir sem lei por gentio e com lei por judeu.

Ou seja, todo aquele que pecar (deliberadamente) será condenado independente de ser gentio ou judeu e todo aquele que obedecer a palavra de Deus será salvo também não importando sua raça, vale ressaltar que quando Paulo diz que os que apenas ouvem a lei não são justo e sim os que a obedecem Paulo está querendo dizer que não adianta ser judeu se não obedece a Deus.

Trazendo para nossos dias podemos afirmar 2 coisas, primeiro que não adianta está na igreja, ler a Bíblia todos os dias participar ativamente de todos os cultos mas não fazer a vontade de Deus, e segundo que muitas vezes pessoas que não são da igreja estão mais de acordo com a palavra de Deus (consequentemente serão salvos) do que muitos de nós que "vivendo dentro da igreja".

"Eu lhes digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e se sentarão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos céus. Mas os súditos do Reino serão lançados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes." Mateus 8:11-12

Lembre-se está na igreja não é garantia de salvação e está fora não é garantia de perdição.

"Ora, você leva o nome de judeu, apóia-se na Lei e orgulha-se de Deus. Você conhece a vontade de Deus e aprova o que é superior, porque é instruído pela Lei. Você está convencido de que é guia de cegos, luz para os que estão em trevas, instrutor de insensatos, mestre de crianças, porque tem na Lei a expressão do conhecimento e da verdade. E então? Você, que ensina os outros, não ensina a si mesmo? Você, que prega contra o furto, furta? Você, que diz que não se deve adulterar, adultera? Você, que detesta ídolos, rouba-lhes os templos? Você, que se orgulha da Lei, desonra a Deus, desobedecendo à Lei? Pois, como está escrito: 'O nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vocês'"

.
Muitos judeus se gloriavam na lei, se consideravam tudo isso que o apostolo citou, mas desonravam Deus transgredindo justamente a lei fazendo que  o nome de Deus seja blasfemado por isso.

Mas uma vez trazendo para nossos dias, é muito comum vermos pessoas que se dizem cristãos, vão a igreja, abominam o pecado, mas vivem no pecado, ensinam ou outros a fazerem o certo mas eles mesmo fazem o errado, o famoso "faça o que digo, mas não faça o que faço", se você que está lendo esse artigo vive dessa forma saiba que você está desonrando o nome de Deus e ainda fazendo outros blasfemarem, quantas vezes não ouvimos pessoas dizerem que não estão na igreja por causa de fulano ou sicrano, não seja você pedra de tropeço a outros, honre a Deus não com os lábios mas com sua vida.

"A circuncisão tem valor se você obedece à Lei; mas, se você desobedece à Lei, a sua circuncisão já se tornou incircuncisão. Se aqueles que não são circuncidados obedecem aos preceitos da Lei, não serão eles considerados circuncidados? Aquele que não é circuncidado fisicamente, mas obedece à Lei, condenará você que, tendo a Lei escrita e a circuncisão, é transgressor da Lei. Não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é meramente exterior e física. Não! Judeu é quem o é interiormente, e circuncisão é a operada no coração, pelo Espírito, e não pela Lei escrita. Para estes o louvor não provém dos homens, mas de Deus."

Encerramos esse capítulo mais uma vez afirmando não adianta ser judeu apenas por fora mas por dentro, assim não adianta ser um cristão e não ser fiel, mas lembre-se a fidelidade não vem de nós é dada por Deus, se você reconhece que está na igreja mas não vive em conformidade com as escrituras ore a Deus e peça que Ele faça de você fiel, eu também orarei por você.

Atenção como já vimos na introdução da série os capítulos 3 e 7 são os mais polêmicos então peço que ore muito antes de ler o próximo capítulo, que Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário