ROMANOS 3

"Que vantagem há então em ser judeu, ou que utilidade há na circuncisão? Muita, em todos os sentidos! Principalmente porque aos judeus foram confiadas as palavras de Deus."

Paulo inicia esse capitulo com uma pergunta, se há alguma vantagem em ser judeu, e ele mesmo responde, sim em muitas, no passado os judeus foram escolhidos para ser o povo de Deus, tiveram a lei, os profetas, enfim muitas vantagens.


"Que importa se alguns deles foram infiéis? A sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus? De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Como está escrito: 'Para que sejas justificado nas tuas palavras e prevaleças'."

Apesar de todos esses privilégio, os judeus se desviarão de Deus ao ponto que crucificaram seu Filho, porém foram eles que se tornaram infiéis Deus permaneceu fiel e justo.

"Mas, se a nossa injustiça ressalta de maneira ainda mais clara a justiça de Deus, que diremos? Que Deus é injusto por aplicar a sua ira? (Estou usando um argumento humano.) Claro que não! Se fosse assim, como Deus iria julgar o mundo?"

O povo falhou mas Deus não falha, assim o fato de sermos injustos deixa Deus ainda mais justo, e é essa justiça que faz com que Deus aplique sua ira.

"Alguém pode alegar ainda: 'Se a minha mentira ressalta a veracidade de Deus, aumentando 
assim a sua glória, por que sou condenado como pecador?' Por que não dizer como alguns caluniosamente afirmam que dizemos: “Façamos o mal, para que nos venha o bem”? A condenação dos tais é merecida."

Sabendo disso muitas pessoa acreditavam que para Deus poder manifestar sua justiça era preciso que nós manisfestemos nossa injustiça, sendo assim é precisamos fazer o mal para Deus poder fazer bem, Paulo desmenti esse ideia.

"Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem? Não! Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado. Como está escrito: 

Essa injustiça é de todos judeus ou gentio, ou seja na verdade não há nenhuma vantagem em ser judeu, pois todos inclusive eles estão debaixo de pecado, assim como hoje não existe vantagem em ser cristão, nós que que estamos na igreja não somos melhores do que os que vivem no mundo, estamos todos debaixo do pecado.

'Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer'. “Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam”'Veneno de serpentes está em seus lábios'. “Suas bocas estão cheias de maldição e amargura”e. 'Seus pés são ágeis para derramar sangue; ruína e desgraça marcam os seus caminhos, e não conhecem o caminho da paz'. 'Aos seus olhos é inútil temer a Deus'."

Aqui temos a primeira polemica do capitulo, Paulo disse que não há nenhum justo, que ninguém busca a Deus, estranho não? todos nós buscamos a Deus, nós oramos, vamos a igreja, falamos dEle para outros, só pelo fato de vocês estarem lendo esse post já mostra que estão buscando Deus, mas porque Paulo disse isso, simples não há nenhum justo porque ninguém é justo por si só, tudo é obra do Espírito Santo, sempre que oramos é o Espirito que nos faz orar, sempre que lemos a Bíblia, cantamos, testemunhamos, ou fazem qualquer coisa boa, não somos nós, mas é Deus que nos faz fazer.

Chegará o dia em que o Espirito Santo se retirará da terra, nesse dia todos os homens que não aceitaram o chamado de Deus será semelhante a demônios, não será capaz de amar, não fará o bem, se hoje pais e filhos, irmão e irmãs se amam, passaram a se odiar, pois no ser humano não habita uma gota de amor, tudo vem de Deus. que triste dia será esse!

"Sabemos que tudo o que a Lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus. Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à Lei, pois é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado."

Aqui temos a segunda polemica, para que serve a lei? (inclusive para nós hoje) serve para 2 coisas mostrar nossos erros e nos condenar, a lei cala a boca de todos pois ninguém, absolutamente ninguém é capaz de guardar-la, assim vendo o que diz a lei passamos a conhecer o pecado e com isso somos condenados,

"Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas,  justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;  mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus."

Jesus foi o único a guarda toda a lei sem tropeçar, e com sua morte nos tornamos salvos, independente da lei, assim a salvação tornou-se acessível tanto para judeus como para gentios.

"Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à Lei? Não, mas no princípio da fé.  Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à Lei."

Portanto não há motivo para se vangloriar, todos somos pecadores e todos carecemos da gloria de Deus, e para conseguir essa gloria só precisamos de uma coisa, fé e não lei.

"Deus é Deus apenas dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, dos gentios também,  visto que existe um só Deus, que pela fé justificará os circuncisos e os incircuncisos."

Mas uma vez, Deus é de todos, Jesus morreu por todos, e todos podemos ser salvos, bastar ter fé.

"Anulamos então a Lei pela fé? De maneira nenhuma! Ao contrário, confirmamos a Lei."

Porém apesar de sermos salvos pela fé e não pela lei, isso não nos autorizar a neglicenciar lei, ao contrário do que muitos pensam a lei deve ser guardada, para saber leia Seremos salvos pela fé ou pelas Obras?

Leia o capítulo 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário